Categorias:

Sempre há espaço para o recomeço

Cansada, desanimada, fraca, sonolenta, preguiçosa. Não sou disso, mas, de vez em quando, me comporto desse jeito.

Na semana passada, passei por um exame que exigiu preparo, anestesia e paciência. Deu tudo certo. Mas, precisei diminuir e parar por alguns dias a atividade física rotineira. E, aí, cadê vontade e, principalmente, energia e espaço para o recomeço?

A falta de vontade embaralhou minha visão. Nem conseguia lembrar dos benefícios que sempre recebi em troca dos exercícios físicos. Fiz balé clássico e contemporâneo, natação, hip hop, jazz, sapateado, spinning.

Hoje, me dedico mais à corrida, ao pilates e à musculação. Vem me parecendo mais adequado à condição de pós-menopausa e da maturidade. O que não quer dizer que ainda não morra de vontade de pedalar e de dançar. Mas, é preciso fazer opções. Quando der, vou tentar reconciliar mais atividades ao meu dia a dia. Gosto de movimento.

Venho tentando me animar. Por conta disso, tenho refletido sobre todas as vezes que precisei recomeçar. Lembrei do pós-parto da cesariana, de outras cirurgias, dos longos e intensos períodos de trabalho que tomavam meus dias inteiros, da morte da minha mãe.

Esses momentos foram de insegurança. Foram uma fase escura da estrada da minha vida. Paralisei mesmo. Mas, desistir não podia ser uma escolha. Precisei seguir em frente. Mas, de onde tirar forças para recomeçar?

Faço parte de uma comunidade de mulheres que treinam on line desde o início dessa onda do coronavírus. E, assim, continuamos em 2022. Após o treino de hoje, a nossa professora de Pilates e responsável pelo grupo, Carol Brasil, acabou enviando um áudio que bateu fundo no que eu estava sentindo e pensando.

 “Atividade física quanto menos a gente faz, menos a gente vai fazer. Isso é um fato. Não vai ter motivação todo dia. Não espere que ela venha todo dia. Mas, tenha certeza que você não vai se arrepender de um treino. Você vai acabar melhor que começou……..A rotina ajuda a recomeçar. Rotina ajuda a ter disciplina. Disciplina é liberdade, é possibilidade”.

Bingo! É isso mesmo. Ouvi nas frases dela o que necessitava para ter certeza do tipo de atitude que a gente deve tomar para o recomeço. É como sempre repito para mim mesma: “você está viva, vai em frente e dá um jeito de sair desse marasmo físico, mental e emocional”.

Enfim, treinei e estou bem melhor. Além disso, escrever também me ajuda. Gostaria que o bem estar que sinto agora chegasse até você.

No mais, deixo abaixo, algumas palavras sobre o recomeço do poeta Bráulio Bessa. Que esse texto lhe ajude a se virar e recomeçar. Creia vale a pena. Outras alternativas, doença e morte, por exemplo, estão fora de cogitação. Boa sorte!

“Quando a estrada for longa e seu corpo 
fraquejar, quando não houver caminho, 
nenhum lugar para chegar, é hora 
do recomeço, recomece a caminhar
”.