Categorias:

Por que falar de amor

Por vezes, as coisas passam pela nossa cabeça e a gente não se dá conta por que andamos pensando tanto nelas. Meu post anterior foi sobre o quanto nós precisamos cuidar das nossas vidas. Devem ser regadas, adubadas e podadas como qualquer uma planta. De vez em quando, também, necessitam passar por fases de descanso para que recuperemos o fôlego e sigamos em frente. Se não é assim com você, comigo é.

Só percebi a razão pela qual esse assunto já rondava a minha mente quando me preparei  para escrever esse texto. Dia 12 de junho é dia dos Namorados. Sei que muita gente pode achar bobeira, apenas uma data comercial. E de fato é.

Em 1949, o pai do ex-governador de São Paulo, o publicitário João Dória, recebeu uma encomenda de um grupo de lojistas: aumentar as vendas no mês de junho. Sua sugestão foi atrasar a data tradicional do Valentine´s Day – a maioria dos países ocidentais comemora o dia dos Namorados em 14 de fevereiro, dia de São Valentim – para o 12 de junho véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Os negócios foram um sucesso. A data se consolidou e, assim, estamos até hoje.

No entanto, não estou aqui para falar sobre história da propaganda brasileira. Minha reflexão é sobre o amor. Acho um bom momento para voltar ao tema. Assim, como a vida, ele também precisa de cuidados. Amar dá trabalho. Viver junto, seja no formato ou na condição que for, idem.

Relacionamentos carecem de um olhar atento sobre o que acontece na rotina de cada casal, de cada pessoa. Sei, não é fácil! Às vezes, cansa mesmo. Sentimo-nos a derrota. Desejamos abandonar o campo de batalha. Queremos nos abandonar de nós mesmos e encontrar um novo rumo que faça mais sentido.

Mas, assim, como as plantas, assim como a vida, o amor também precisa ser regado, adubado, podado. Precisa ser saudável. O amor quer atenção de quem ama e de quem quer ser amado. Anseia por cumplicidade, troca, aceitação. E, principalmente, necessita ser transformado em palavras para os ouvidos dos corações. Ele preenche a nossa trajetória. Nos a ajuda a viver.

Feliz dia dos Namorados com as frases de Marisa Monte e Carlinhos Brown:

“Deixa eu dizer que te amo
Deixa eu pensar em você
Isso me acalma, me acolhe a alma
Isso me ajuda a viver”