Categorias:

A vida nos ensina a parar

Não sei se você já passou por algo assim: estado de cansaço avassalador, dores no corpo, irritação, choro a qualquer hora do dia, cabeça explodindo e confusão mental. Tudo que lhe impede de raciocinar, de agir, o que dizer de trabalhar. Eu já. Estafa, estresse, burnout?

Me parece, que a semana é interessante para voltar ao tema sobre o qual já dediquei um post no blog e na outra rede. Já escrevi sobre ele na comparação a um tipo de treinamento de corrida que alterna momentos de trote, de mais velocidade e de parada mesmo. Depois, de algum minutos, repete-se o circuito.

Andei pensando no assunto por sugestão de uma amiga, que, como eu, se tocou por dois fatos recentes. Uma participante do BBB 24 abandonou a “casa mais vigiada do Brasil” depois de “comportamentos estranhos” – repito aqui o que li em alguns sites. Pensei: normal. Fico  imaginando a pressão dentro do programa, tudo que passa na cabeça de uma pessoa que aceita o convite. Daí, você pode completar: “mas, será que ela não sabia o que a aguardava”? Bem, posso dizer talvez. Quem sabe?

A moça é uma celebridade das redes sociais – só em uma delas tem 30 milhões de seguidores em outra 14. São números astronômicos. No entanto, outra coisa é enfrentar 24 horas por dia o escrutínio geral e a cobrança em ser igual aos seus posts programados; saber o tempo correto de reação aos detalhes do jogo e às novidades contínuas; refletir sobre o que estão falando dela por aí ou descobrir como lhe dar com os outros participantes, entre outras coisas. Não deve ser fácil não, minha gente.

Enfim, não a conheço. Não sou sua seguidora. No entanto, entendo sua acertada decisão. Voltar para o seu lar sempre é bom. Tem momentos da vida que é preciso parar mesmo e se dar a chance de maior reflexão sobre atos e decisões. Isso vale para ela, para mim, para todos nós. Essa parada é que vai nos direcionar para a cura interna e, consequentemente, para a cura externa. É desse momento que conseguimos entender o que aconteceu conosco e como vamos achar uma saída. E, saiba, sempre há.

Questões que afetam a saúde mental não escolhem idade, gênero, nacionalidade, profissão – o ator e apresentador Lázaro Ramos também passou por uma situação de estresse recentemente. Chegou a ser internado para cuidados médicos.

Nós precisamos perceber a hora certa de dar um tempo para depois voltar com mais força, foco e alegria. Tenha certeza, é só uma fase dessa maravilha que é viver.