Categorias:

Que a gente viva o presente no Natal

A gente, em geral, não costuma saber como viver o presente. Parece que a vida está sempre no futuro. As conquistas e a felicidade, quem sabe, devem estar sempre por vir, ao menos, é o que venho observando, inclusive, comigo.

Dia desses ouvi uma historinha popular sobre um príncipe bonito, jovem e valente. Certa vez, ele encontrou um carretel de fios dourados no parapeito da janela do seu quarto. O brilho ofuscou sua visão. Com ele entre as mãos, se espantou quando descobriu que ele falava. “Príncipe, gostaria de conhecer o seu futuro? “Claro, que sim, senhor carretel!”.

Regra 1: a cada puxada de fio, uma fase do futuro iria se mostrando diante dos seus olhos. Regra 2: fio puxado não volta mais para o carretel.

A primeira puxada, mostrou um homem forte e com um exército enorme e obediente. Fascinado, o rapaz resolveu puxar mais um pouco o fio dourado. Viu uma esposa linda, amorosa e um casal de filhos encantadores cercados de empregados no salão do palácio. Inflou o peito. Achou que podia ir além com mais um pedacinho de fio puxado. Se encantou com as conquistas de novos reinos e com o respeito dos súditos.

Satisfeito com o futuro que lhe esperava, deu outra puxada mais forte. Em instante, enxergou as mãos enrugadas com veias azuladas. Deu um pulo para atrás. Seus longos dedos acariciaram seu rosto magro com rugas, uma pele sem viço e uma longa barba branca. Desabou em lágrimas.

Quando acabei de ouvir essa historinha, me pus a refletir. Achei mesmo que deveria escrever essas linhas. Elas, sim, são de fato o meu presente.

Revi 2023 que me trouxe uma neta linda, o lançamento do meu primeiro livro e vários contos publicados, a dengue, a recente crise alérgica e muito aprendizado, entre outras questões positivas e negativas. Todas elas me construíram. No entanto, já pertencem ao passado.

Passei analisar o meu presente. O aqui e agora é que precisa ser vivido, sentido e agradecido.

Quando cada pessoa tiver lido esse texto, já será futuro. E eu nem vou saber que horas serão, que dia será e onde estarei. Sendo assim, me alegro profundamente em estar escrevendo essas frases. Minhas mãos se curvam a esse ato de escrever que é mais um presente que recebo cada vez que me ponho diante da tela do computador.

Que você viva o presente do Natal tanto no sentido do momento quanto no ato da troca de afeto com as pessoas queridas. Esteja no presente. O passado já era. O futuro está lá no futuro.

Se não gosta das comemorações natalinas, tudo bem também. Só não deixe de viver esse instante presente com você por inteiro.