Categorias:

Mais uma mulher no mundo

É isso aí, tudo junto e misturado. Quis a natureza que na semana que comemoramos o “Dia da Mulher”, chegasse mais uma à família e ao mundo. Nossa neta chegou na madrugada de domingo no Rio de Janeiro.

Me peguei refletindo sobre tanta coisa que acho que esse espaço será pequeno.

Quando era criança, eu queria fazer um gol. Mas, ouvia dizer que “futebol não era coisa para menina”. Em 2023, temos Marta, a espanhola Alexia Putellas, a norte-americana Megan Rapinoe e muitas outras batendo um bolão e fazendo muitos gols. Como poderia imaginar?

Quando prestei exame para a CEFET-RJ, aos 14 anos, disputei a única vaga da área que havia escolhido com um menino mais velho. Ele entrou e eu sobrei. Detalhe: a nota da prova era a mesma. Desigualdade de gênero. Não entendi nada. Chorei muito.

Esse mês, pela primeira vez, a Marinha do Brasil abriu 96 vagas para mulheres no Corpo de Fuzileiros Navais. São 7,2 mil candidatas. A quantidade de mulheres na cúpula do BNDES passou de uma para quatro de um total de nove pessoas na diretoria. A operadora Vivo disponibilizou 320 vagas para o sexo feminino, sendo que 50 serão somente para atividades que anteriormente eram dirigidas aos homens. O atual Governo Federal tem 11 ministras, o maior número até hoje. Muita mudança.

Sei que ainda falta muito para que, nós, mulheres possamos disputar em pé de igualdade com os homens, seja no esporte, na administração pública, nas ciências, nas artes e, principalmente, no respeito.

A quantidade de mulheres, independente da idade e da origem, que é assinada apenas por ser do sexo feminino é assustador – uma em cada 6 horas em 2022. Fico chocada com as reportagens diárias. Os motivos sempre são torpes e os meios mais cruéis. Triste de mais ser condenada à morte porque o macho não suporta a existência da fêmea. Um atraso civilizatório. Precisamos mudar essa condição.

Espero que minha neta encontre um ambiente mais generoso que lhe permita escolher onde ir, ficar, trabalhar, amar e viver em paz. O avô e o pai já operam nessa sintonia. O lugar dela é o que ela desejar. Enquanto eu estiver por aqui, estarei ao seu lado, assim, como ao de outras mulheres. Vamos em frente sem medo.