De madeira, de metal ou de madrepérola, aquele homem de cabeça baixa com quase nada de roupa sempre esteve presente nas salas de aula, nos corredores, na diretoria, no salão de música, no refeitório e na capela, claro.
O Cristo crucificado foi uma figura que acompanhou a minha vida escolar desde o Jardim de Infância até o fim do que hoje se chama Ensino Básico. Ele sumiu da rotina das aulas quando fui para um colégio federal.
Em casa, ele permaneceu por mais um tempo. Houve anos, nos quais a sua imagem era mantida sob um tecido por um período até que em um determinado domingo era descoberta. Nesse dia, a mesa do almoço era mais farta, colorida e a sobremesa um ovo de chocolate. A música voltava a ser ouvida em casa. Dia de ressureição e de júbilo. Enfim, a Páscoa.
Essa semana sempre foi repleta de significados. Procurando escrever sobre ela, destaquei 10 palavras – algumas podem ser sinônimos – que representam esse período e gostaria de dividir com você. Acredito que possam servir de dicas para que possamos viver melhor internamente, com os outros e com esse mundo que capota diariamente com tanta instabilidade, mudanças e desafios.
Precisamos nos renovar a cada dia e compreender que rigidez, velhos hábitos e crenças antigas já não valem mais. Só depende de cada um de nós mergulhar no fundo do coração, encontrar uma saída e ressurgir para um novo tempo, a nossa Páscoa.
RESSUREIÇÃO, RENOVAÇÃO, RESSURGIMENTO, REAPARIÇÃO, RESSUSCITAÇÃO, RETORNO, RECOMEÇO, RENASCIMENTO, REENCONTRO, REFLEXÃO
Sei que cada palavra pode ter utilidades diferentes. “Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”, o que está vivenciando, o que traz sofrimento ou dúvida.
No entanto, vale parar um pouquinho em meio ao turbilhão pessoal, à preocupação com o preço do bacalhau, do azeite ou do chocolate. Pensar não custa nada. É só colocar os neurônios para trabalhar, respirar fundo, se aquietar e esperar.
Sei que não é fácil. Entendo o momento e tudo mais que nos cerca. Parece que estamos envoltos por uma tela, às vezes, de algodão ou de malha com lycra e em outras de arame. Mas, se não nos movimentamos em busca da nossa conjuntura interna para arrebentar essa tela, aí mesmo que não vamos adiante.
Já fiz a minha seleção, vou escolher, ao menos, uma palavra e praticar.
Cristo ressuscitou e subiu aos céus ao encontro do Pai, segundo os preceitos da religião católica. Desejo que cada de um nós possa sair renovado e com mais esperança desse tempo de Páscoa. Que ela seja doce, tranquila e repleta de novidades.