Categorias:

Mau humor ou miopia?

Nada mudou. Ao menos, é o que me parece. A balança acusa o mesmo número de quilos; os calores não me abandonam; as dores dos joelhos resistem apesar dos exercícios específicos; as chuvas de verão andam castigando algumas cidades do país; as pessoas chatas continuam as mesmas. Posso acusar a coincidência das datas na minha vida como a causa dessa visão. Ou, quem sabe, é mau humor?

Mudo de idade praticamente quando todo o mundo ocidental troca de ano. Nem dá tempo de entender que lá se foram 365 luas e que estou começando mais um ciclo. Recebo “parabéns” antes, depois e na data em que nasci. Para a maioria, esse é um período de muita festa, confraternização, brindes e viagens. As pessoas estão com a mente em outras questões, não no meu aniversário. Sou muito grata a quem lembra de mim seja quando for. Carinho e congratulações são sempre bem-vindos. É um afago no meu coração.

Hoje, já distante alguns dias da noite de Revélion, me dei conta de que me habituei com essa dinâmica quando mudam os números do ano e da minha idade quase ao mesmo tempo. Não é dizer que fico triste. É que vou percebendo que o mundo vai caminhar como sempre. E que eu continuo a mesma. Cadê a mudança?

Por outro lado, vejo Fernanda Torres ser aclamada na cerimônia de premiação do “Globo de Ouro”, a Califórnia sendo devastada pelo fogo em pleno inverno, o retorno assustador de um bilionário ao mais alto trono da política norte americana, uma guinada impressionante de 360 graus de um dos maiores conglomerados de mídias sociais do mundo. Isso somente para citar alguns eventos que acontecem nos Estados Unidos. Sim, há mudanças em andamento.

Com essas notícias, caí do salto do meu lado depressivo.

Ando tão embrulhada nos meus pensamentos que não estava enxergando bem o que me rodeia. Tem muito fato, transformações, novidades para surgir já nesse começo de 2025. Eu que me prepare. Sei que é preciso inventar ferramentas para dar conta do que está por vir e que, claro, me impactará. Movimento é a palavra.
Acho que tudo não passava mesmo de mau humor de início de ano.